quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aromaterapia


O Que É Aromaterapia
É uma terapia holística que utiliza o aroma de óleos essenciais extraídos de vegetais (folhas, flores, frutos, sementes, cascas, caules e/ou raízes) ou do aroma de ervas aromáticas desidratadas, mas com propriedades aromáticas intactas, tendo como principal beneficio, auxiliar em problemas como um todo, abordando elementos emocionais, mentais, espirituais e físicos do ser humano.

A Aromaterapia Atual:
No final da década de 1920, o químico francês, René-Maurice Gattefossé introduziu os conceitos iniciais da aromaterapia tal como conhecemos hoje. Gattefossé descobriu acidentalmente as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais em 1928 quando estava trabalhando em uma experiência e queimou gravemente suas mãos. Na tentativa de aliviar a dor, mergulhou as mãos em um recipiente com óleo essencial de lavanda que estava em seu ambiente de trabalho. Além de aliviar a dor, o óleo acelerou o processo de cicatrização, evitando uma possível infecção. Admirado com o resultado, Gatteffosé começou então a pesquisar as propriedades dos óleos essenciais, o que o levou a publicar um livro intitulado “Aromatherapie”.
No entanto, foi apenas na década de 60 que a aromaterapia se desenvolveu realmente, graças ao trabalho de Marguerite Maury, uma bioquímica francesa, discípula de Gattefossé, que descobriu que bastava o uso externo de óleos essenciais em massagens com combinações individualizadas para se obter os mais diferentes efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário